Áreas de intervenção



Cada uma das áreas de intervenção integram objetivos específicos, definidos em função das necessidades identificadas no tecido social, sendo o nosso principal objetivo criar, sempre que possível, respostas inovadoras para problemas ainda por solucionar.
Estamos, contudo, conscientes de que a complexidade dos problemas sociais mobilizam diversas organizações civis que trabalham diariamente para a minimização dos mesmos, e que na maioria das vezes os projetos e as ações devem ser pensadas numa perspetiva integrada. Pelo que em todos os nossos projetos existe a preocupação de rentabilizar os recursos da comunidade, evitando a duplicação de respostas sociais, como uma estratégia de sustentabilidade comunitária conseguida fundamentalmente por via da consolidação das relações de parceria e do trabalho em rede.

Com base nestas premissas, trabalhamos na criação e implementação de projetos de utilidade comunitária e social nos seguintes áreas:


- Promoção da Saúde Mental

- Educação para a Cidadania

- Investigação


A Associação Fénixis, assume como uma das suas prioridades contribuir para a produção científica na área das Ciências Sociais e Humanas, nomeadamente no campo da Psicologia aplicada aos mais diversos contextos de intervenção: Clínica, Comunitária, Educacional e Criminal, bem como na área da Cidadania Ativa, através do trabalho desenvolvido no âmbito dos projetos que desenvolve junto da comunidade.
Temos a convição de que é pelo encontro entre a prática e a construção teórica que se alcançam modelos de compreensão, avaliação e intervenção cada vez mais próximos da complexidade humana e social, que acedam à intra e intersubjetividade relacionais, e  acompanhem a dinâmica das transformações sociais.
O fim último é, por isso:
- Promover o questionamento, e consequente evolução, do conhecimento;
- Contribuir para a inovação das metodologias e instrumentos de avaliação e intervenção;
- Demonstrar empiricamente a eficácia de programas preventivos no âmbito da Saúde Mental; 
- Afirmar a importância da avaliação da eficácia e do impacto social nas organizações do terceiro setor;
- Contribuir para uma maior adequação das respostas sociais às necessidades efetivamente identificadas nas populações; 
- Defender e afirmar a importância da humanização e eficácia na prestação de cuidados primários em Saúde Mental;
- Constituir um contributo para a definição de um modelo de boas práticas na área da promoção da saúde mental e da educação para a cidadania.